Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Choveu sim, mas não para causar tamanha enchente!

          
 Nos dias 3 e 4 de Agosto, os noticiários da TV. Rádio e Jornais, fizeram uma ampla cobertura da situação do Vale do Ribeira, que mais uma vez, sofreu as consequências de  uma grande enchente,  atingindo várias Comunidades  Quilombolas e as cidades ribeirinhas  de: Adrianópolis-  na qual arrastou  uma ponte-; Iporanga; Eldorado- a cidade mais atingida- ; Itapeúna; Sete Barras e Registro,  além  das áreas  rurais, deixando cerca de 9 mil pessoas desabrigadas. 
            Sem dúvida, o volume de água  que atingiu essas regiões foi  enorme. Só em Eldorado onde o nível normal do Rio Ribeira é de 5 metros, subiu para 13,3.  Deixando vários bairros totalmente debaixo d´agua, como podemos ver na foto a baixo.

            Todos os meios de comunicação afirmaram que  a  causa  dessa grande  enchente foi  “porque  choveu  muito   no  Vale do Ribeira”. Porém, ouvindo a população eles tem   outra versão. Dizem que a chuva até que não foi tanta. Mas,  o que causou a grande enchente. foi a abertura das comportas da grande barragem de Capivari, no Paraná, divisa com o Estado de São Paulo. Pois, parte das águas dessa represa, desemboca no Rio Ribeira de Iguape. E, pela rapidez com que tudo aconteceu e, pelo volume de água que veio, não poderia ter sido  outra a causa dessa inundação.             

              Indefesa, diante de tudo isto, a população atingida, que perdeu  suas casas e seus bens, hoje pergunta: 

1. Porque não foi avisada com antecedência?
2. A chuva não foi tão forte, de onde veio esse  volume de água?
3. Houve alguma tromba d´agua? ( Se houve, ninguém viu).
4. Porque isso aconteceu só no Rio Ribeira e não em seus afluentes?
5. Quem  abriu essas comportas?
6. Quem se responsabiliza pelos danos e prejuízos  causados  à população?
7. Quem vai ressarcir o povo pela  perda de suas casas e seus bens?
8. Até quando o povo vai ficar vulnerável a essas ações?
9. Porque construir barragens se, hoje, existem tantos  modelos alternativo de geração de energia?

Estes são alguns dos questionamentos que o povo faz.
                                              

                  De positivo, deve se ressaltar a solidariedade do povo brasileiro que, em pouco tempo, se mobilizou e foi muito generoso em fazer suas doações e auxiliar a população flagelada com a enchente. 
                  E, para concluir, ressaltemos que esse acontecimento, sem dúvida, vai reacender a polêmica da validade ou não da construção de tais barragens no rio Ribeira de Iguape. 
                  Nós, do MOAB, (Movimento dos ameaçados por barragens) continuaremos defendendo nossa bandeira de  luta contra a construção dessas barragens, isto já estamos fazendo a mais de 25 anos! Até agora conseguimos vencer, graças a organização do povo.  Mas, há quem defenda o contrário. Principalmente do lado dos poderosos tanto política como  economicamente.

                O assunto é polêmico e ainda vai dar muita discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário