Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COMEMORAÇÕES A ZUMBI DOS PALMARES

Jupic no Vale do Ribeira
                                   


                                Neste ano de 2011, promovemos  vários eventos comemorativos à semana de Zumbi dos Palmares, aqui no Vale do Ribeira.       
                                No dia 17/11/11 – Em Iporanga do Ribeira -  A EAACONE (Equipe de assessoria e articulação das comunidades negras do Vale do Ribeira) promoveu, em parceria com o ISA, (Instituto Sócio ambiental),  um dia de  estudo sobre os “impactos do turismo nas comunidades quilombolas
   Antes de iniciarmos nossos estudos, tivemos um momento de mística utilizando a dinâmica da construção de uma rede, para simbolizar a necessidade de trabalharmos em parceria.
                                No dia 18/11/11 – de manhã, nos dedicamos ao planejamento da EAACONE  para 2012.                                Na parte da tarde, fizemos uma grande manifestação, pelas ruas de Iporanga, contra o descaso e o abandono em que vive a população desse município por parte das autoridades Estaduais e Municipais e também denunciando o desaparecimento do Quilombola Laurindo Gomes, em  fevereiro, e, até agora, as autoridades municipais não se pronunciaram sobre esse  caso.
                                Dia 20 de novembro, dia da consciência negra e do martírio de Zumbi dos Palmares, realizamos  a  segunda missa inculturada afro,  na Matriz Santo Antônio de Cajati.                       Toda a celebração foi muito linda e bem participada tendo como destaque  o momento do Ato penitencial, preparado pela comunidade de Capitão Brás, focalizando a escravidão do negro de ontem e hoje e o momento da entrada da Bíblia, preparada pelos  Quilombolas  do Morro Seco.
                               Foi muito forte também, na celebração, o gesto da partilha, tanto das comidas típicas como dos produtos da terra.
                                E, para fechar as nossas comemorações a Zumbi dos Palmares, realizamos, no dia 25 de novembro, o segundo encontro dos contadores de causos quilombolas, no salão paroquial de Cajati 
                                                             Contadores de causos

                                Esse evento teve como objetivo: resgatar o antigo costume, dos nossos antepassados, de contar causos para os seus filhos e netos, à noite, em redor da fogueira.                    Vários quilombolas se revezaram, contando seus causos. Tivemos também  uma poetisa quilombola, Senhora Leonila, que declamou algumas poesias de sua autoria. Tudo isto sob a animação do Grupo Batucajé, conhecido grupo que conta e canta as coisas da cultura do Vale do Ribeira.
                                  Assim fechamos, com chave de ouro,  a nossa programação em homenagem a Zumbi dos Palmares de 2011.
                                                              Ir.Ivo dos Santos Fiuza - SVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário